Odontologia Estética
LENTE DE CONTATO DENTAL
O que são as lentes de contato dental?
A lente de contato dental é um tratamento odontológico estético focado na melhora da aparência dos dentes. Ela corrige, por exemplo, irregularidades no formato, tamanho e cor, garantindo um sorriso uniforme, mais claro e bonito, de forma a elevar sua autoestima.
As lentes de contato dentais são próteses superfinas que são aplicadas sobre o dente natural do paciente. Por serem muitas finas, dão um resultado mais natural para o sorriso, passando praticamente despercebidas.
Há quem pense que a prótese dentária é frágil, mas não se engane: a lente de contato dental é bastante resistente, tanto que pode durar aproximadamente 20 anos se seguir cuidados específicos indicados pelo dentista após a aplicação.
Como as lentes de contato dental são aplicadas?
O tratamento com lentes de contato dental é simples, rápido e indolor. Ele é composto por diferentes etapas! A seguir, apresentamos quais são e como funcionam:
Exame e planejamento
São as etapas iniciais, nas quais ocorre a avaliação do paciente para identificar a viabilidade do tratamento. Se for possível realizá-lo, é feito um planejamento para garantir o melhor resultado ao paciente.
Preparação dos dentes
O tratamento pode demandar uma preparação dos dentes, de acordo com o perfil do paciente. O dentista indica quais são os procedimentos a serem realizados, conforme a necessidade.
Moldagem e confecção das lentes
A moldagem é digital, realizada por meio de um scanner intraoral que capta imagens dos dentes e gengiva do paciente, criando um modelo 3D. Essas imagens são utilizadas para projeção e confecção das lentes de contato dental.
Aplicação e ajustes finais
Etapa em que o dentista aplica as próteses e faz os ajustes finais. Para isso, o profissional realiza a limpeza da superfície do dente natural, aplica um adesivo e fixa as lentes.
O Que É E Quais Os Cuidados Necessários?
CLAREAMENTO DENTAL é uma das técnicas mais recomendadas para deixar os dentes mais branquinhos!
O CLAREAMENTO DENTAL é uma técnica que pode ser feita de três formas distintas: no consultório com o seu dentista, em casa com o uso de uma moldeira, ou uma combinação entre ambos. Esse tratamento ganhou muitos adeptos desde que chegou ao mercado, afinal quem não sonha com um sorriso branquinho e livre de manchas? O clareamento dos dentes é um procedimento pouco invasivo e que pode ser justamente o que você está procurando para dar aquele up na autoestima! Para desvendar eventuais dúvidas, A ULTRA SORRISO reuniu em uma única matéria as principais informações que você precisa saber sobre o tratamento antes de fazê-lo. Confira!
O Que É CLAREAMENTO DENTAL?
Dentes manchados ou amarelados costumam ser um verdadeiro incômodo para quem sonha com um sorriso bem branquinho. Se esse for o seu caso, não há necessidade para maiores preocupações. O CLAREAMENTO DENTAL consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio, que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro. Por isso que, através do contato com agentes clareadores, é possível recuperar a cor original dos dentes.
Os Benefícios Do Claramento Dental
É inegável que, nos dias de hoje, grande parte das pessoas se preocupam bastante com as aparências. Mas nem tudo gira em torno de roupas de marca e acessórios luxuosos: um belo sorriso às vezes diz muito mais do que qualquer outra coisa. A estética bucal, portanto, é um fator que influencia bastante a nossa vida: dentes branquinhos trazem de volta a confiança e elevam a autoestima em um piscar de olhos. Se você anda tendo problemas com o próprio sorriso por causa de manchas ou dentes escurecidos, o branqueamento pode ser a técnica que estava faltando para que não falte a vontade de sair sorrindo por aí! ;)
Para Quem O CLAREAMENTO DENTAL É Indicado?
Não existem muitas barreiras que impeçam o paciente de realizar o CLAREAMENTO DENTAL. Desde que toda a cavidade bucal esteja em um bom estado de saúde, é possível fazer o tratamento sem problemas. As contraindicações normalmente são para pacientes que possuam problemas bucais como cáries, doenças periodontais e lesões dentárias. Além disso, no terço inicial e final da gravidez, é um procedimento que deve ser evitado. “Por ser um tratamento estético, é ideal que se faça fora do período de gestação”, indica a dentista Dra. Luana Martins.
Outro ponto importante a ser destacado é que o clareamento dos dentes, apesar de muitas vezes ser algo procurado pelos próprios pacientes, é um procedimento que deve ser indicado e acompanhado por um profissional da área.
Que Resultado Esperar Do CLAREAMENTO DENTAL?
A grande maioria dos pacientes fica bastante satisfeito com o resultado, afinal, a sensação de dentes extremamente limpos e livres de manchas é impagável. Porém, há casos em que o efeito desejado pode não ser alcançado devido a pequenos detalhes na rotina do paciente. O consumo de cigarros e de alimentos com grandes concentrações de corante, como é o caso do café e do vinho, podem acabar manchando os dentes e prejudicando o processo do clareamento. Portanto, é importante seguir à risca as orientações após o procedimento para que tudo saia conforme o planejado.
Cuidados necessários após O CLAREAMENTO DENTAL
-
Evitar o consumo de alimentos e bebidas com corantes, como o café ou o vinho
-
Se não for possível evitar o consumo de bebidas muito pigmentadas, canudos podem servir como bons aliados
-
Evitar o uso de tabaco
-
Manter uma rotina de cuidados com a higiene dental, escovando os dentes 30 minutos após as principais refeições
-
Evitar o uso de enxaguantes bucais coloridos ou que contenham álcool em sua composição
-
Visitar o dentista regularmente para limpeza dos dentes
Quais Os Tipos De CLAREAMENTO DENTAL?
Se você está pensando em deixar seus dentes ainda mais branquinhos, é sempre bom ficar de olho em todos os detalhes. O resultado do tratamento vai depender do tipo de técnica que foi utilizada, e principalmente se ele chegou a ser concluído da maneira correta. "Muitos acham que é um procedimento rápido. Mas precisa de tempo para um clareamento eficaz e duradouro",
CLAREAMENTO DENTAL Interno X Externo
A diferença entre eles é que o clareamento interno costuma ser indicado para dentes que passaram por um tratamento de canal, segundo a Dra Luana. Dessa forma, a substância clareadora é colocada dentro do dente pelo profissional. "Pode ser rápido, de três a cinco consultas, quando a causa do escurecimento é uma hemorragia interna ou necrose da polpa; ou mais demorado, acima de 10 consultas, quando a causa é impregnação por iodo que alguns cimentos mais antigos para obturação de canal tinham na sua composição".
Quanto ao externo, é quando a técnica é realizada por fora do dente. "Ele pode ser feito no consultório, aplicado pelo profissional, ou em casa realizado pelo paciente com auxílio de moldeiras nas quais se coloca o produto clareador".